Moções do Bloco aprovadas na última Assembleia Municipal
Assembleia exige desvio da Linha do Norte
A “Exigência ao governo para executar obra de desvio da Linha do Norte”, moção apresentada pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal de Santarém, foi aprovada por unanimidade.
A Assembleia, que reuniu a 28 de setembro de 2020, aprovou também a “promoção e realização pela Assembleia Municipal de um debate público temático, a realizar na forma adequada à fase da pandemia, convidando o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos a participar”.
A moção, que o deputado municipal pelo BE Vítor Franco apresentou, refere que tendo a ferrovia um papel de destaque nas infraestruturas e tendo esta obra sofrido adiamentos sucessivos “apesar da obra estar inscrita no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 é necessário que o governo assuma de imediato a realização da obra até pela implicação no novo Plano Diretor Municipal em fase final de revisão”.
E defende o reforço do SNS para responder à pandemia
A Assembleia aprovou ainda outra moção do BE, que se construiu a partir das ilações que se podem retirar do impacto da pandemia Covid-19 em Santarém, tendo colocado a necessidade de “recuperar a atividades suspensas nos hospitais, centros de saúde (…), retirar o SNS da Lei dos Compromissos que tem vindo a impedir investimentos vários e até aquisição de medicamentos”...
A moção entende ainda ser “necessário valorizar todos os intervenientes na saúde, segurança pública e proteção civil, nas suas carreiras e salários. Não basta bater palmas à janela, são precisos atos concretos que motivem os profissionais”.
Abordando a situação dos idosos a moção proposta pelo BE afirma a necessidade de “ativar espaços alternativos para acolher pessoas que estejam em lares sem condições ou lares clandestinos” e de “equacionar a domiciliação de idosos – com apoio domiciliário - o que implica um plano estatal de contratação de equipas de apoio domiciliário e uma nova valência pública”.