Esquerda.net
Artistas do Festival da Canção recusam participar na Eurovisão 2026
17 artistas, que representam 11 dos 16 concorrentes do Festival da Canção da RTP declaram que, caso selecionados, não irão participar na Eurovisão. A Islândia anunciou que não irá participar.
Pureza acredita em forte adesão à greve para travar “agressão ao mundo do trabalho”
O coordenador do Bloco diz que só a pressão da rua e da opinião púbica pode travar o pacote laboral do Governo “que vai contra aquilo que é a vontade social maioritária”.
Amas vão protestar em frente à Santa Casa de Lisboa no dia da greve
Misericórdias ficaram de fora do acordo entre o Governo do PS e as IPSS e estas amas das creches familiares ainda esperam a atualização salarial desde 2023.
Associações e ativistas lançam apelo feminista para a Greve Geral
Quinze associações e dezenas de ativistas afirmam que “nós já somos as mais mal pagas e as mais precárias” e que à discriminação contra as mulheres se junta o insulto do Governo, “ao dizer que mentimos quando exercemos o direito à amamentação”.
Estado daquilo que é violento
Há muitas violências, contra muitas mulheres diferentes, com as gradações que pertencem a cada uma de nós e aos diferentes grupos, classes e comunidades em que nos inserimos.
Multimilionários têm mais do triplo da riqueza que metade da humanidade junta
Os 0,001% mais ricos têm visto a sua fatia da riqueza global aumentar nas últimas décadas, alerta o Relatório da Desigualdade Mundial para 2026.
“Parece que o primeiro-ministro anda a brincar com quem trabalha”
Na entrega das mais de 9.500 assinaturas recolhidas pela sua candidatura, Catarina Martins diz que é “insultuoso” ver Montenegro a prometer grandes aumentos do salário mínimo e médio ao mesmo tempo que apresenta uma lei que condena os trabalhadores “à precariedade e a salários baixos toda a vida”.
Jovens trabalhadores de tecnologia respondem a Montenegro
O primeiro-ministro disse no Parlamento que os jovens das empresas tecnológicas não querem assinar vínculos permanentes porque preferem “sentir-se livres para saltar de empresa em empresa".
Greve Geral: porquê e para quê?!
Quem trabalha sabe que nada do que temos foi oferecido. Direitos básicos como férias, horários decentes, proteção na doença, só existem porque houve gerações que lutaram. Agora, querem que aceitemos um regresso ao passado: empregos sem futuro, vidas sempre em pressão e salários cada vez mais apertados.
De Lisboa à Europa: A dialética da exploração racializada no capitalismo de plataformas
O roubo das bicicletas e o assassinato de um trabalhador não são incidentes isolados. São a expressão necessária de uma contradição fundamental: o capital europeu depende estruturalmente da superexploração da força de trabalho imigrante ao mesmo tempo que reproduz estas vidas como descartáveis.
A greve faz bem à vida
Os responsáveis pelo imenso marasmo e desigualdade em que vivemos querem passar a ideia de que vivemos mal porque Portugal tem muitas greves. E, claro está, que a culpa é dos trabalhadores. Será assim?
113 associações e coletivos apoiam a Greve Geral
Movimentos sociais subscrevem apelo à mobilização para a greve geral de 11 de dezembro e dizem que só haverá progresso social com justiça laboral, melhores salários e condições que garantam uma maior igualdade e dignidade de quem trabalha.
“Uma Presidente deve exigir menos desculpas e mais soluções” na Saúde e Educação
Catarina Martins participou num debate da Frente Cívica sobre combate à corrupção a acusou o Governo de querer “tornar a vida de toda a gente mais difícil” com o pacote laboral.
Milhares já assinaram petição para RTP sair do Festival da Eurovisão
Mais de 15 mil pessoas já manifestaram a sua indignação pelo voto da RTP que permitiu a participação de Israel no próximo Festival Eurovisão da Canção, “colocando Portugal do lado errado da História”.
Greve geral: coração e alma
A greve conta para fazer força, para construir um povo que age por si mesmo para ter controlo sobre a sua vida e o seu país. Por isso, o impacto da greve é ela não ser uma coisa que nos acontece, é luta de classes. Um povo a lutar. Em ação coletiva. Isto não acaba aqui, pelo contrário.
Rogério Nogueira: “Só com unidade e grande adesão à greve faremos cair este pacote laboral”
O coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa destaca ao Esquerda.net a presença inédita dos dois líderes da CGTP e UGT nos plenários do Parque Industrial e a importância de trazer para a luta os trabalhadores que votaram neste Governo e foram enganados.
“Foi assassinato em alto mar”, diz procurador de crimes de guerra sobre os barcos alvo de Trump
Nesta entrevista conduzida por Amy Goodman, o procurador Reed Brody lembrou que o ex-presidente filipino Rodrigo Duterte está a ser julgado no TPI por crimes em tudo idênticos aos de Trump e Hegseth em águas internacionais ao largo da Venezuela.
De sol a sol, construímos hoje o amanhã
Os salários são pequenos e cada dia de trabalho faz falta para poder pagar as contas ao fim do mês, mas a importância do momento exige que os trabalhadores lutem e saiam à rua pelo justo direito ao trabalho e a uma vida boa, pela sua dignidade e pelo futuro das próximas gerações de trabalhadores.
António Pinho Vargas: “Há momentos em que temos que sair do comodismo do sofá”
O músico e compositor é o mandatário da candidatura presidencial de Catarina Martins. Apresentação decorreu esta segunda-feira no Porto.
Morreu Romão Lavadinho, ativista que deu voz aos inquilinos lisbonenses
Presidiu à Associação dos Inquilinos Lisbonenses entre 2002 e 2023 e foi uma das vozes a insurgir-se contra a “lei Cristas” e a liberalização das rendas que abriu caminho à atual crise da habitação.