Esquerda.net
“É importante votar em quem luta pelo SNS”
Numa visita à Academia dos Amadores de Música em Lisboa, Catarina afirmou que os candidatos que não têm coragem de dizer o que está a acontecer no SNS não vão ter coragem de lutar pelo acesso à saúde se chegarem a Belém.
Pobreza barra acesso à saúde enquanto Governo impõe cortes arbitrários
O "Relatório de Acesso a Cuidados de Saúde 2025" revela que mais de metade dos cidadãos mais pobres não conseguem comprar os medicamentos prescritos. A Direção Executiva do SNS impõs quotas administrativas que limitam a contratação de enfermeiros e técnicos. O Bloco de Esquerda já confrontou a tutela.
Zero quer suspender apoio público de 110 milhões à Savannah Resources
O Governo quer entregar 110 milhões à contestada mina de lítio em Boticas, destinada à exportação para a indústria alemã “enquanto Portugal sacrifica o seu património natural e a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Tanques israelitas dispararam sobre capacetes azuis espanhóis no Líbano
Uma patrulha das forças de manutenção de paz das Nações Unidas foi alvo dos projéteis de tanques israelitas que tinham sido detetados a fazer incursões fora das zonas que Israel ocupa naquele país.
Catarina visitou projeto que ajuda a resolver “bloqueios graves na transição energética”
Portugueses no estrangeiro impedidos de votar
Bem podem os políticos portugueses afirmar que o voto é um direito e um dever e bem podem também afirmar os atuais candidatos à presidência a importância do voto nas Comunidades, mas se na prática não são tomadas medidas para tornar exequível o ato eleitoral a representação dos portugueses no estrangeiro é fraca e continuará a ser.
Esquerda iraniana apela à continuidade da mobilização contra a austeridade do regime
As principais organizações comunistas e de esquerda do Irão uniram-se no apoio às recentes manifestações populares, caracterizando-as como uma revolta legítima contra as políticas neoliberais e a repressão do regime teocrático.
Aumento do preço das casas foi quatro vezes superior ao dos salários
Na última década, o preço das casas aumentou 169% em Portugal, enquanto o aumento do salário médio no mesmo período foi de apenas 41,5%.
Laboratório da felicidade | Catarina Contigo
Como desenhar cidades para as pessoas. Com Catarina Martins, Lígia Ferro, Bernardo Amaral, Frederico Moura e Sá e Clara Não.
Quadrunvirato da Barbárie
Existe à escala global um polígono político de quatro vértices, localizados em Moscovo, Pequim, Telavive e Washington. Cada um destes vértices é o centro de uma estrutura de poder autoritária, antidemocrática, que despreza em absoluto os direitos humanos, e que revela uma ambição desmedida de expansão territorial.
Portugueses no estrangeiro enfrentam “obstáculos graves ao direito de voto”
O núcleo da Europa do Bloco de Esquerda volta a denunciar as dificuldades para conseguir votar por parte de emigrantes e eleitores que trabalham temporariamente fora de Portugal.
“A primeira volta é para dar força a ideias para o país”
Na visita a um projeto que junta no Seixal jovens estudantes e ciência, Catarina Martins defendeu que “não podemos ser um país que fica espectador do futuro” e comentou a abertura de Cotrim de Figueiredo para apoiar Ventura na segunda volta.
“O Governo tem que ouvir a maioria”: terça há manif contra o pacote laboral
Manifestação da CGTP parte ás 14h30 do Largo Camões para o Parlamento, na véspera da central sindical ser recebida pelo primeiro-ministro.
Bloco apresenta voto de solidariedade com a “mobilização massiva” no Irão
Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um projeto de voto onde saúda a coragem do povo iraniano, condena a violência do regime e rejeita qualquer ingerência externa.
Todas as crianças
Combater o ódio é um dever cívico. Defender as crianças trans, todas as crianças, é uma obrigação humana. Porque todas as crianças merecem crescer livres, respeitadas e amadas como são. Há quem chame a isto de ideologia mas não; é apenas humanidade.
“Um imperativo de dignidade”: Bloco faz aprovar lei que tira apátridas do limbo
São cerca de uma centena e meia de pessoas em Portugal que vivem num limbo jurídico absoluto. Sem nacionalidade reconhecida, veem a sua vida suspensa, sem acesso a direitos básicos. O projeto de lei do Bloco de Esquerda, aprovado esta sexta-feira, visa acabar com esta exclusão.
“Precisamos de uma Presidente que seja travão de emergência aos preços da habitação”
Em Coimbra, Catarina Martins afirmou estar “chocada” com as palavras do ministro das Finanças que diz que uma renda baixa são mil euros. E prometeu vetar “qualquer diploma que diga que uma renda moderada são 2.300 euros”.
Regime dividido, oposição dividida
Confrontada com uma crise monetária, sanções asfixiantes, inflação galopante e protestos em massa, a República Islâmica também tem Trump, que afirma que os EUA estão “prontos para agir”. No entanto, a esquerda está fraca, dividida e muitas vezes irremediavelmente comprometida.
Miroirs Nº 3: A mulher que viveu duas vezes
Neste seu último filme, Cristian Petzold parece despojar o seu cinema ao máximo, deixando-nos (quase) apenas o que podemos chamar de um esboço, um rascunho de filme. Em todo o caso, com tudo lá dentro.
O que é que a Gronelândia tem? Um geólogo explica
A concentração de riqueza em recursos naturais da Gronelândia está ligada à sua história geológica extremamente variada ao longo dos últimos 4 mil milhões de anos.