Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 41 minutos 1 segundo atrás

Zero denuncia avaliação ambiental “faz de conta” para legalizar mais regadio em Alqueva

1 hora 41 minutos atrás
A associação ambiental refere-se a um novo circuito hidráulico e respetivo bloco de rega proposto pela EDIA, que tenta legalizar 3.000 hectares de regadio e ao qual dá parecer negativo. A Zero alerta também que “está em curso o aumento da área regada por Alqueva em mais 50.000 hectares”.

Catarina quer alterar as leis laborais com “coragem” que permitiu aumentar salário mínimo

1 hora 41 minutos atrás
Em conversa com estudantes sobre propinas, clima e questões salariais, a coordenadora do Bloco diz que o partido “não se resigna” a um país de baixos salários que aponta à “geração mais qualificada de sempre” o caminho da emigração.

Lira turca, uma moeda sem valor

3 horas 44 minutos atrás
O valor da lira turca está em queda livre. Política monetária de Erdoğan de baixa agressiva de taxas de juro é a principal responsável. 

Chefes de equipa de urgência cirúrgica do Hospital de Santa Maria reapresentaram demissão

4 horas 44 minutos atrás
Sindicatos dos Médicos acusam a administração de “recuo perante todos os compromissos que tinha assumido”. Sindicatos alertaram que banco de urgência cirúrgica não estava a funcionar esta manhã. Conselho de Administração nega que tenha recuado.

A Cultura das obras vazias

4 horas 44 minutos atrás
Não há, nem nunca houve, manifesta falta de interesse do povo pelos seus agentes culturais. Da cultura, em todas as suas formas, se alimenta a Humanidade. Esse é um facto que ficou ainda mais claro nestes tempos de pandemia que vivemos.

Empresa de vigilância contratada pela Câmara de Lisboa infringe lei laboral

6 horas 45 minutos atrás
Após recusar uma escala de horário ilegal, uma vigilante da Ronsegur foi impedida de ocupar o seu posto de trabalho. Beatriz Gomes Dias interpelou Carlos Moedas sobre os abusos laborais cometidos pela empresa de vigilância privada.

Marxismo e ciência

8 horas 47 minutos atrás
Sessão com Rui Borges subordinada ao tema "Marxismo e Ciência", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Quanto custa a resiliência dos profissionais de saúde? 400 milhões de euros e muita exaustão

8 horas 47 minutos atrás
Se a resiliência é critério, o número de horas extraordinárias que os profissionais de saúde realizam confirma a sua capacidade. E isso tem custos, seja em semanas de 70 horas, fuga de profissionais ou drenagem de recursos orçamentais.

Amarsul: Trabalhadores em greve queixam-se de intimidação policial

9 horas 51 minutos atrás
Intervenção da GNR e PSP pressionou os piquetes de greve a abrirem as portas dos ecoparques de Palmela e Seixal para deixarem entrar os camiões do lixo. Trabalhadores acusam Governo de ceder à pressão da Mota Engil.

Duas pandemias?, por Mia Couto e Agualusa

11 horas 52 minutos atrás
Não se fecham fronteiras, fecham-se pessoas. Fecham-se economias, sociedades, caminhos para o progresso. A penalização que agora somos sujeitos vai agravar o terrível empobrecimento que os cidadãos destes países estão sendo sujeitos devido ao isolamento imposto pela pandemia.

Portugal ultrapassou limites ambientais, diz estudo

12 horas 52 minutos atrás
As gerações mais velhas têm impactos ambientais mais pesados do que as novas e as gerações futuras terão de emitir muito menos gases com efeito de estufa concluem investigadores do Instituto Superior Técnico.

O TGV e as mortes no Canal da Mancha

Qua, 01/12/2021 - 23:14
Os 27 mortos em Calais provocaram o regresso da indignação durante algumas horas. Depois de conhecidas as últimas propostas, não há nenhum motivo para acreditar que alguma coisa vá mudar. Há quantos anos estamos a assistir a isto? Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

Para onde foram 2800 milhões de euros?

Qua, 01/12/2021 - 22:13
O SIFIDE é um benefício fiscal que permite a empresas deduzirem diretamente do seu IRC até 82,5% das despesas realizadas em I&D. O SIFIDE é um incentivo à mediocridade, mas não só. É um convite à negociata.

Santa Comba Dão: Bloco denuncia insuficiências da rede de saneamento da cidade

Qua, 01/12/2021 - 20:11
Numa pergunta ao Governo, o Grupo Parlamentar do Bloco quer saber se a tutela vai “aplicar algumas das medidas recomendadas pelo Parlamento” no Projeto de Resolução para despoluir a sub-bacia hidrográfica do rio Dão. Por Interior do Avesso.

“O SNS é drenado para privados porque PS recusa mudar regras e investir nas carreiras”

Qua, 01/12/2021 - 19:11
No comício do Bloco em Leiria, Catarina Martins salientou a luta pelo Serviço Nacional de Saúde onde é preciso “contas certas” porque ao mesmo tempo que se contratualizam milhões com privados há hospitais públicos a definhar, onde faltam médicos e enfermeiros.

As lutas pelo sindicalismo livre nas vésperas do 25 de Abril

Qua, 01/12/2021 - 18:11
Com a chegada ao poder de Marcelo Caetano assiste-se a uma aparente liberalização do corporativismo sindical. Foi sol de pouca dura, porque a partir de 1971 são destituídas e presas as direções dos principais sindicatos da época, numa demonstração clara da impossibilidade de liberalização do sistema corporativo do Estado Novo. Conversa com Daniel Cabrita conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha.

Direto do comício distrital do Bloco em Leiria: dezembro de 2021

Qua, 01/12/2021 - 17:11
Comício com Ricardo Vicente, cabeça de lista pelo distrito de Leiria às eleições legislativas de janeiro, e Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda.

Começa greve de cinco dias dos trabalhadores dos impostos

Qua, 01/12/2021 - 14:09
Os trabalhadores criticam “a crescente degradação do funcionamento da AT, a deficiente gestão de recursos humanos, a robotização das funções inspetivas” que colocam em causa o “cumprimento do controlo da fronteira externa da União Europeia e a prevenção, investigação e combate à fraude e evasão fiscal e aduaneira”.

OMS e ONU querem plano global de vacinação

Qua, 01/12/2021 - 13:08
Apenas 0,6% das doses de vacinas foram administradas em países pobres, ao passo que 80% o foram nos países ricos. Guterres diz que “apenas um plano de vacinação mundial pode terminar com uma pandemia mundial e uma situação injusta e imoral”.

Romper a quietude: o caso da justiça

Qua, 01/12/2021 - 12:06
Substituir uma Justiça cara e seletiva por um verdadeiro serviço público de Justiça – esse é um dos desafios maiores da nossa democracia.

Páginas