Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 36 minutos 16 segundos atrás

Manifestações na Tunísia contra autoritarismo do Presidente

36 minutos 16 segundos atrás
Há cerca de dois meses, o Presidente da Tunísia, Kais Saied, demitiu o primeiro-ministro e suspendeu o parlamento. Na semana passada, aprovou um conjunto de decretos que lhe permitem governar sozinho em 30 áreas. Milhares de pessoas manifestaram-se em Tunes.

Luís Gomes reeleito vereador em Salvaterra de Magos

36 minutos 16 segundos atrás
Em Salvaterra de Magos, o Bloco de Esquerda teve 1.093 votos (13,4%) para a Câmara Municipal e elegeu um vereador. Luís Gomes afirma ao esquerda.net que os resultados alcançados “são uma clara resistência à hegemonia socialista no concelho e ao crescimento da extrema-direita”.

Cuidadores informais têm prazo alargado para entrega de documentos

1 hora 36 minutos atrás
Foi alargado até dia 30 de novembro o prazo para entrega dos documentos tendo em vista o reconhecimento e/ou manutenção do Estatuto do Cuidador Informal (ECI). Em Portugal, os cuidadores informais são mais de 1,4 milhões. 

Clive Sinclair: Até os seus fracassos foram invenções visionárias

2 horas 37 minutos atrás
Conhecido mundialmente como o inventor do ZX Spectrum, o recém-falecido pioneiro deixou outras invenções que não convenceram os consumidores na altura, mas estão de volta décadas depois. Artigo de Mike Reddy.

Autárquicas: Bloco recusa coligações com a direita

3 horas 41 minutos atrás
Catarina Martins afirmou que o Bloco assume e lamenta os maus resultados obtidos nestas eleições, assinalando, ainda assim, resultados positivos em alguns concelhos do país, como é o caso do Porto, Oeiras e Almada. Mesa Nacional do Bloco reúne no próximo sábado.

Lisboa no dia seguinte

5 horas 44 minutos atrás
O PS liderado em Lisboa por Fernando Medina perdeu a câmara depois de 14 anos de governação, não por ter perdido votos para a esquerda, mas porque perdeu para a direita. Com a direita na presidência da câmara, o Bloco afirma-se como oposição.

Filho de Bolsonaro indicado como chefe de organização criminosa por juiz

6 horas 46 minutos atrás
Carlos Bolsonaro, segundo filho do Presidente brasileiro e vereador do Rio de Janeiro, foi indicado no despacho de um juiz como alegado chefe de uma organização criminosa numa investigação de corrupção.

Tribunal condena CCB por violação de direitos laborais de técnicos de espetáculo

6 horas 46 minutos atrás
A Relação de Lisboa deu razão aos 12 trabalhadores do Centro Cultural de Belém devido às jornadas de trabalho em dias seguidos sem qualquer tempo livre. A administração de Elísio Summavielle diz apenas que cumpre a lei.

Crónica de um Furacão

7 horas 47 minutos atrás
Há 3 anos um furacão batizado como “Lorenzo” chegou aos Açores causando enormes prejuízos. A decisão do governo da república em assumir 85% do valor dos prejuízos foi justa, mas foi surpreendente que o despacho do primeiro-ministro definiu um teto máximo das verbas.

Sim à expropriação dos gigantes imobiliários vence referendo em Berlim

8 horas 48 minutos atrás
A proposta para combater a crise da habitação e o aumento das rendas de casa obteve 56.9% dos votos no referendo deste domingo. O resultado não é vinculativo, mas aumenta a pressão sobre o poder político para tomar a iniciativa.

Beatriz eleita vereadora em Lisboa

10 horas 50 minutos atrás
Resultado final deu a presidência à direita e uma maioria de vereadores à esquerda. Bloco conseguiu revalidar o seu mandato na Câmara Municipal de Lisboa e manter a bancada na Assembleia Municipal.

Joana Mortágua reeleita vereadora em Almada

10 horas 50 minutos atrás
“Conseguimos manter uma posição e continuamos a ser um fiel da balança e isso, para nós, é um motivo de felicidade”, declarou Joana Mortágua, após ter sido confirmada a sua reeleição de vereadora da Câmara de Almada.

Alemanha: sociais-democratas e conservadores quase empatados nas legislativas

10 horas 50 minutos atrás
Segundo a Deutsche Welle, o SPD será o partido mais votado com 25,7%, seguido da CDU/CSU com 24,1%. Verdes e liberais são os terceiro e quarto partidos mais votados. A extrema-direita desce ligeiramente e o Die Linke obtém 5%.

Coligação “Evoluir Oeiras” elege Carla Castelo

11 horas 50 minutos atrás
A coligação que integrou o Bloco de Esquerda obteve 7.2% dos votos para a Câmara de Oeiras, permitindo eleger a candidata independente Carla Castelo para a vereação.

Sérgio Aires: “Finalmente haverá oposição na Câmara do Porto”

12 horas 51 minutos atrás
O Bloco de Esquerda elegeu pela primeira vez um vereador na Câmara do Porto, onde Rui Moreira perdeu a maioria absoluta. “Finalmente haverá oposição na Câmara do Porto, e uma oposição consequente”, prometeu Sérgio Aires no fim da noite eleitoral.

Trabalhadores do setor privado rodoviário de passageiros convocam greve para 1 de outubro

13 horas 51 minutos atrás
Após um dia de greve “bem sucedido” a 20 de setembro, com adesão de 75% em todo o país, a FECTRANS anunciou nova greve para dia 1 de outubro uma vez que a associação patronal recusa negociar aumentos salariais.

Resultados serão lidos "com humildade", contagens parciais dão “indicações positivas”

23 horas 1 minuto atrás
Com muitas contagens de votos ainda em aberto na noite eleitoral autárquica, Catarina Martins sublinhou o “trabalho gigantesco feito em todo o país” pelo Bloco em nome da prioridade à habitação, transportes, ambiente e igualdade.  

Suíça vota a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Dom, 26/09/2021 - 20:44
O referendo sobre o “Casamento para Todos” foi aprovado por 64,1% na Suíça, tendo sido votado favoravelmente em todos os cantões. Desde 2007 que têm sido autorizadas no país as uniões de facto entre pessoas do mesmo sexo.

António Zambujo n'Os Cantos da Casa

Dom, 26/09/2021 - 19:43
António Zambujo ― Voz e violão, 2021. João Filipe ― Contarolando, 2009. Rão Kyao ― Oásis, 1985. José Carlos Araújo ― Carlos Seixas: Sonatas (I), 2013. Lisbon Poetry Orchestra ― Poetas portugueses de agora, 2018 Edição nº 354, de 26 de setembro de 2021

Myanmar: Monges budistas protestam contra a ditadura militar

Dom, 26/09/2021 - 18:42
Desde o golpe militar de fevereiro, a repressão dos movimentos democráticos fez mais de 1.100 mortos e cerca de 8.400 pessoas foram detidas arbitrariamente.

Páginas