Esquerda.net
Trinta, de Miguel Teotónio Pereira
Familiares, amigos e amigas, colegas de trabalho juntaram-se no início da tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Castelo de Vide para assistir à apresentação de Trinta, o livro póstumo de Miguel Teotónio Pereira.
Direitos por cumprir: movimento pela Vida Independente pressiona Governo
Ativistas juntaram-se esta tarde em frente à Assembleia da República para exigir que o Estado cumpra os direitos das pessoas com deficiência. Pedem medidas urgentes para garantir uma verdadeira vida independente.
“Culpar os miseráveis pela pobreza de quem trabalha é uma forma de não mudar o sistema”
Em Coimbra, Catarina Martins participou numa conferência europeia sobre extremismo político e defendeu que o melhor antídoto está na luta por salários dignos para toda a gente que trabalha.
A cultura dos jogos na construção da manosfera
Na era digital, os jogos online tornaram-se mais do que passatempos. Para muitos, os jogos e as comunidades que deles nascem são a principal fonte de interação humana. É por isso expectável que se apontem dedos aos videojogos quando falamos da radicalização dos jovens, em particular dos rapazes.
A Trilogia de Fausto Bordalo Dias n' Os Cantos da Casa
A trilogia de Fausto Bordalo Dias (1948 ― 2024)
Por este rio acima, 1982.
Crónicas da terra ardente, 1994.
Em busca das montanhas azuis, 2011.
Edição nº463, de 26 de novembro de 2025
Trump usa a cenoura e o pau para apoderar-se do petróleo venezuelano
Trump espera que Maduro fique tão desconcertado com o destacamento militar que perceba o inevitável e decida autoexilar-se para um país amigo, mas não há indícios de que ele esteja disposto a seguir essa opção.
“Tomo partido por uma mulher de esquerda”: Isabel Moreira apoia Catarina
A deputada socialista anunciou que irá votar em Catarina Martins por ser uma mulher que “afirma-se de esquerda, não pede desculpa pelo seu percurso partidário, não entra em concursos de “independência” e toma partido”.
CVI: “Condição de recursos viola Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”
O Centro de Vida Independente diz que a introdução de uma condição de recursos para o acesso à assistência pessoal “transforma um direito humano num privilégio sujeito a contribuição”.
“Precisamos de uma nova geração de políticas para travar a violência contra as mulheres”
Catarina Martins esteve na marcha pelo fim da violência contra as mulheres e defendeu que “o dia que a República tem de comemorar no 25 de novembro é o Dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”.
Jornalistas aderem à greve geral
Num universo laboral já sustentado por contratos precários e salários de miséria, é impossível tolerar o ataque anunciado pelo Governo PSD/CDS aos direitos de quem trabalha, diz o Sindicato dos Jornalistas.
Militares da GNR de Beja apanhados em rede de exploração de imigrantes
A Polícia Judiciária diz ter desmantelado uma organização criminosa de tráfico de pessoas que controlava centenas de trabalhadores da agricultura em situação irregular. Dez elementos da GNR de Beja e um da PSP tratavam da vigilância e controlo dos imigrantes para este grupo “de estilo mafioso”.
A fadiga da forma e o desafio da reinvenção
A crise atual não é o fim, mas o pretexto para um virar de página. A política emancipatória precisa de reencontrar esse lugar fértil: o da invenção coletiva, o da construção paciente de poder popular, o da imaginação que não teme – e muito menos abandona – a utopia.
Protesto na Casa da Moeda contra negócio com Israel
Uma centena de manifestantes concentraram-se à porta da Casa da Moeda em protesto contra o fabrico de moedas para o Estado de Israel.
“A democracia nasceu da revolução e não do golpe”
Nem três salazares conseguiriam hoje apagar da memória do povo português o dia que anunciou o fim da guerra colonial, o fim da ditadura, o fim do analfabetismo. No 25 de Abril, o povo livrou-se do regime corrupto que condenou Portugal à miséria.
Feminismo internacional(ista) no Porto: a 6.ª edição da MarxFem
Mais de 300 participantes de 49 países estiveram em dezenas de mesas-redondas, oficinas e plenários que cruzaram marxismo, feminismo e lutas decoloniais.
Disputa Geopolítica e Colapso do Estado de Direito na República da Guiné Bissau
Foi dado o alarme em Portugal sobre a situação perigosa que neste momento vive a República da Guiné-Bissau. Neste artigo sublinham-se as responsabilidades de Portugal e da França na situação e como a competição entre agendas políticas dos dois paises contribuiu para o colapso do Estado de Direito.
“Presidente deve ser embaixadora do melhor que o país tem”
Catarina Martins visitou o Velódromo Nacional em Sangalhos e diz que “é com esta inspiração que podemos reinventar Portugal para resolver os problemas que o país tem”.
A Greve Geral diz respeito a todos
A solidariedade não é uma palavra vã. O ataque governamental que provoca a Greve Geral atinge todos nós, os que trabalham e os que já trabalharam, os estudantes, põe em causa Abril. Mostremos que estamos solidários.
Prisão definitiva de Jair Bolsonaro pode ser decretada esta semana
Cumprimento da pena de mais de 27 anos começa após esgotarem recursos da defesa. Ex-Presidente foi preso preventivamente após ter tentado retirar a pulseira eletrónica quando apoiantes se concentravam junto à sua casa.
Ep 11. O genocídio continua
O Fora de Órbita recebe Giulia Daniele, diretora do Observatório de Estudos da Palestina (iniciativa do CEI/ISCTE) e Dima Mohammed, ativista luso-palestiniana e professora universitária.