Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 14 minutos 52 segundos atrás

Grupo de artistas desenterra memórias coloniais no Porto

1 hora 15 minutos atrás
O coletivo de artistas InterStruct Collective inaugura na sexta-feira a exposição “Desenterrando memórias” que interpreta objetos do colonialismo português de forma a problematizar o que resta do imaginário colonial hoje.

Sindicatos denunciam “autêntico carrossel da precariedade” nos Açores

2 horas 17 minutos atrás
Vários sindicatos dos Açores afetos à CGTP alertam para uma situação de precariedade generalizada na Região, “que a abundância e diversidade de programas ocupacionais sustentam e agravam”.

Contribuintes ricos são mais do dobro do que o Estado pensava

4 horas 20 minutos atrás
A revelação foi feita pelo secretário do Estado dos Assuntos Fiscais que anunciou que o número de contribuintes de elevada capacidade passou de 758 para 1.679, graças à troca de informações com outros países.

Um em cada seis trabalhadores em Portugal tem diagnóstico psiquiátrico

5 horas 21 minutos atrás
Os dados preliminares de um estudo da Universidade Católica Portuguesa colocam Portugal em linha com a realidade mundial. Segundo os mesmos dados, 28% afirmam ter passado ou estar a passar por um problema de saúde mental e 37% não consideram que a depressão seja um problema de saúde.

Angola: Mais familiares de vítimas do 27 de Maio interpelam governo

5 horas 21 minutos atrás
Irmãos de Rui Coelho e filho de Edgar Ademar Valles enviam cartas ao ministro da Justiça pedindo a identificação dos restos mortais das vítimas, a identificação dos algozes e a reposição da Verdade Histórica.

Se o clima fosse um banco

6 horas 22 minutos atrás
O sistema desenfreado que está a destruir o clima é o mesmo que produziu a crise financeira, que se alimenta da precariedade, que preda os serviços públicos e que não tem pejo em financiar e beneficiar da economia da guerra sem fim.

Nuno Vasconcellos: acusado de corrupção ativa em Portugal é homenageado pela PM no Brasil

6 horas 22 minutos atrás
Em Portugal, só deixou dívidas. A Ongoing, holding principal do grupo que liderava, tinha uma dívida superior a 1,3 mil milhões de euros quando entrou em liquidação, em outubro de 2016. No Brasil, foi homenageado pela polícia militar enquanto representante dos acionistas que controlam o portal iG e outros veículos de comunicação.

Uruguai no século XXI: Nada nos é estranho

7 horas 23 minutos atrás
O sociólogo uruguaio Julio Calzada descreve neste artigo para o esquerda.net a ascensão e queda do ciclo político progressista no seu país. E tira algumas lições da derrota do candidato da esquerda nas eleições do mês passado.

Bloco de Lisboa quer 25% de habitação a preços controlados em novas construções

8 horas 24 minutos atrás
Proposta apresentada pela vereação bloquista na Câmara de Lisboa fixa uma percentagem de 25% de habitação a custo controlado nas novas construções ou nas operações de reabilitação na capital. Proposta consta no acordo de governação do concelho de Lisboa.

França em greve massiva contra a reforma das reformas

9 horas 24 minutos atrás
Macron quer acabar com os regimes especiais, igualizar as reformas por baixo e aumentar a idade de reforma de forma encapotada. A greve paralisou transportes, escolas e hospitais e muito mais. Esta quinta-feira há 245 concentrações e manifestações marcadas em França. Estudantes e “coletes amarelos” juntam-se aos protestos.

Pelo menos 58 migrantes morrem em naufrágio de embarcação que ia para as Canárias

11 horas 25 minutos atrás
A pequena embarcação que tinha partido da costa da Gâmbia e se dirigia às Canárias transportava cerca de 150 pessoas migrantes oriundas de vários países. Apenas se salvaram 74 pessoas, as que sabiam nadar.

Sindicato denuncia “absoluto isolamento” de médica nos Hospitais de Coimbra

13 horas 26 minutos atrás
O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) denunciou que uma médica dirigente sindical, que apresentou queixa de assédio moral, está em “absoluto isolamento” no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). O problema arrasta-se há dois anos.

O fracasso histórico do capital

Qua, 04/12/2019 - 23:04
As manifestações dos últimos 12 meses em Chile, Equador, Peru, Haiti, Iraque, Irão, Hong Kong e até França adquiriram um caráter insurrecional pelas suas dimensões e pela amplitude das suas reivindicações. Por Alejandro Nadal

Muda o sistema, não o clima

Qua, 04/12/2019 - 23:04
A Greta Thunberg diz que temos de atuar como se a nossa casa estivesse a arder, porque está. Milhares de pessoas vão juntar-se a ela esta 6ª feira nas ruas de Madrid para exigir respeito pelo futuro. Não chegam palavras ocas e promessas vazias. Precisamos de agir imediatamente. Partilha!

A propósito da semana de luta contra a precariedade…

Qua, 04/12/2019 - 21:04
Mais de 100 000 trabalhadores afectados! A “externalização” de serviços nos call center é já uma regras e teve nos últimos 20 anos, um crescimento exponencial.

Incêndios: Bloco requer audição com caráter de urgência do presidente do ICNF

Qua, 04/12/2019 - 19:03
O Bloco quer esclarecimentos sobre as dificuldades do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e as "fragilidades estruturais" que o Tribunal de Contas assinalou no que respeita aos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).

Poluição causa três vezes mais mortes do que SIDA, tuberculose e malária juntas

Qua, 04/12/2019 - 18:03
Segundo um relatório da Agência Europeia do Ambiente, a poluição causa 400 mil mortes prematuras por ano na União Europeia. A Europa do Sul é das zonas onde a mortalidade mais poderá aumentar.

“Governo quer reeditar modelo da triste fotografia da Cimeira das Lajes?”

Qua, 04/12/2019 - 18:03
O primeiro-ministro israelita aterra esta quarta-feira em Portugal, onde irá reunir com Mike Pompeo. “Se o Reino Unido negou ser o cicerone da reunião de Netanyahu com o secretário de estado norteamericano a pergunta é por que razão Portugal se disponibilizou para esse papel”, frisou Pedro Filipe Soares.

Governo da Nova Zelândia já tem proposta para legalizar canábis em 2020

Qua, 04/12/2019 - 17:02
Esta edição do podcast Quatro e Vinte traz as principais notícias da atualidade canábica internacional.

COP25 não pode servir para dar respostas batidas ou falhar neste momento crucial

Qua, 04/12/2019 - 17:02
Quando os jovens “dizem que se o clima fosse um banco já tinha sido salvo, atiram à raiz do problema: a vontade política para responder às alterações climáticas”, frisou Pedro Filipe Soares, avançando que “dizer que se quer saber do planeta enquanto se protegem as petrolíferas é não perceber que temos de agir rapidamente”.

Páginas