Esquerda.net
2025, o ano zero da armadilha de Tucídides e em que caiu a máscara ao livre mercado
A guerra comercial e as barbaridades neocoloniais de Donald Trump que marcaram este ano não são mais do que o início de uma guerra pela hegemonia e uma mostra da caducidade das velhas fórmulas da globalização.
Primeiro-Ministro, CR7 e falta de noção numa piada de Natal
Que 2026 nos traga um Primeiro-Ministro que perceba que gostamos de futebol, sim, mas gostamos mais de ter casa, médico, escola e salários que acompanhem o custo de vida. Não o seu salário nem o do CR7. O do português comum.
“Estratégia para as pessoas sem-abrigo foi vítima da crise da habitação e da economia de baixos salários”
Numa visita a um centro de acolhimento a pessoas sem-abrigo em Lisboa, Catarina Martins reconheceu o empenho de Marcelo Rebelo de Sousa e o trabalho que fizeram juntos durante a pandemia e ilibou-o de responsabilidades pelo falhanço da estratégia para reduzir o número de pessoas nesta situação.
Mensagem de Ano Novo de José Manuel Pureza
Juntar gente, criar raízes. Juntar forças, criar pontes. Foi assim que derrotámos a direita no passado, é assim que a derrotaremos agora. Bom ano de 2026!
Ativistas do Palestine Action continuam greve de fome na prisão
Amy Goodman entrevistou no Democracy Now! Francesca Nadin, porta-voz do Prisoners for Palestine, que está a apoiar os presos do coletivo Palestine Action em greve de fome nas prisões britânicas. Ela dura desde o início de novembro e é a maior desde a que em 1981 provocou a morte de Bobby Sands.
Portugal tem 300 mil crianças em situação de pobreza
Os números do INE indicam que entre 2023 e 2024 o risco de pobreza diminuiu mais de um ponto percentual, mas entre as crianças e jovens esse recuo quase não existiu.
Catarina quer um país onde as pessoas com deficiência não sejam “excluídas da cidadania”
Num encontro com associações de pessoas com deficiência, a candidata presidencial afirmou que não se pode aceitar que Portugal não cumpra as leis que tem e a convenção internacional que assinou.
A Europa foi um sonho bonito
Os governos eurocéticos não só não saem da UE, como preferem dinamitar o projeto por dentro, aliando-se a agressores externos. A Europa envelhece e o medo, gerador de fascismos, aumenta.
Fernando Alexandre e a universalização da escassez
A proposta do ministro não alarga, antes restringe, o acesso ao alojamento estudantil por parte dos alunos carenciados. Nada que surpreenda, claro, num governo que preferiu apoiar os jovens que menos precisavam na aquisição de casa própria. Publicado no blogue Ladrões de Bicicletas.
A greve foi um sucesso. E agora?
Para tentar responder às questões e inquietudes sobre como dar continuidade a esta enorme greve, ajuda revisitarmos o processo de luta contra a Troika, assinalando o que de correto se fez, mas também os erros cometidos.
À socapa, Governo abre a porta à fraude e promove trabalho não declarado
Nas vésperas da greve geral, o Governo publicou dois diplomas que mudam aspetos centrais do combate ao trabalho não declarado. Além da denúncia, há que exigir que estes diplomas sejam submetidos ao crivo sindical e sejam chamados à apreciação parlamentar.
“Magistratura de influência é estar ao lado das populações”
Catarina Martins regressou à freguesia de Aveiro onde há doze anos apoiou a luta da população para manter a extensão de saúde. E defendeu que hoje “não podemos ter um país de coração nas mãos sem saber se vai ter acesso à saúde quando precisa”.
TUMO: a liberdade que a irresponsabilidade traz
Líder do projeto TUMO ataca o ensino público em entrevista, mas a alternativa que defende está à vista: uma educação sem conteúdo e a precarização eterna de professores. É a liberdade de opinião que a falta de responsabilidade garante.