Moção em defesa da escola pública chumbada pela Assembleia Municipal de Santarém

A proposta do Bloco foi chumbada com 19 votos contra do PS e do CDS, as abstenções do PSD e Chega (19),e 4 votos a favor do Bloco e da CDU

educação escolas ensino

A moção "Promover a escola pública e o respeito pelos direitos dos professores", apresentada pelo Bloco de Esquerda na última Assembleia Municipal de Santarém, foi chumbada com os votos contra do PS e do CDS e as abstenções do PSD e Chega (19 votos contra, 19 abstenções e 4 votos a favor).

A proposta bloquista pretendia que o órgão municipal recomendasse ao governo que "proceda à recuperação de todo o tempo de serviço dos docentes, garantindo a todos os docentes o seu posicionamento no escalão remuneratório correspondente ao tempo efetivamente prestado", "que reveja, mediante negociação sindical, o regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário" e que "crie, mediante negociação sindical, um regime específico de aposentação dos docentes de forma a garantir o término de atividade num tempo justo e a assegurar o rejuvenescimento do corpo docente", foi votada favoravelmente pelo Bloco, CDU e um eleito municipal do PS.