Bloco propôs nova política de habitação para Santarém. PSD chumbou-a com a abstenção do PS

Edil de Santarém refugiou-se num discurso vazio, fugindo à proposta. O PS absteve-se, permitindo que o PSD chumbasse a recomendação bloquista

O Bloco de esquerda apresentou, na Assembleia Municipal de Santarém realizada a 9 de outubro, uma recomendação para dotar o município de uma política pública de habitação para o futuro. Ana Eleutério, deputada municipal do Bloco de Esquerda, considerar "um crime contra a população a venda de 32 apartamentos públicos" (prédios da ex-EPC), constituindo "uma benesse à especulação e à banca" esta decisão de PSD e PS.

Na proposta, o BE assinalou como positivo o plano local de habitação, mas como o próprio presidente da Câmara Municipal de Santarém reconheceu, não resolve os problemas. Por isso, a proposta do BE apresentava-se em complemento com futuras iniciativas nacionais do governo, mas garantia que o município desenvolveria a sua própria política de habitação em oposição ao deserto existente.
 

Em resumo, a proposta assumia um investimento público anual de 3 milhões de euros. Este plano de investimentos envolveria todo o concelho, assumindo diversos modelos que poderiam passar pela requalificação de edificado municipal, compra de terrenos para construção ou de edificado para requalificação, construção integral ou contrapartidas com iniciativa privada de reserva pública, entre outros modelos possíveis.

O investimento anual de, no mínimo, de três milhões de euros não alteraria o Orçamento Municipal, pois este apresenta, em dois anos consecutivos, um saldo positivo de mais de 4 milhões de euros. No entanto, e por pura opção ideológica, PSD e PS colocam a especulação acima dos interesse das população, em particular dos mais jovens que se encontram no início de vida própria e autónoma.
 

O debate sobre a proposta bloquista foi esclarecedor. Ricardo Gonçalves, como é hábito, tergiversou com um discurso vazio fugindo à proposta. O PS, também como habitualmente, anuiu com as preocupações do Bloco mas absteve-se, permitindo que o PSD chumbasse a recomendação.

O Bloco de Esquerda de Santarém continuará a fazer da luta por uma política pública de habitação séria uma prioridade.