Bloco de Esquerda de Santarém apresenta Moção pelo Reforço do SNS

Moção

“Reforçar o SNS, responder à pandemia"

 

O concelho de Santarém foi atingido pelo Covid-19 de uma forma que se mediatizou. A infeção no Lar Fonte Serrã mostrou a implosão de uma resposta que se necessitava.

Por outro lado, também em Santarém, a pandemia fez mostrar a resiliência, a eficácia e a importância do Serviço Nacional de Saúde.

É preciso assegurar a resposta à pandemia numa altura em que ela se junta com o aparecimento de mais casos e o início da época de gripe sazonal, é necessário reforçar o SNS:

  1. Recuperar a atividade suspensa nos hospitais, centros de saúde e juntas médicas. Retomar a atividade programada, criar respostas em falta no SNS, por exemplo na saúde mental e meios complementares de diagnóstico e terapêutica em ambulatório;
  2. Aumentar os recursos, a Lei de Bases tem de ser concretizada e cumprida;
  3. É imperativo retirar o SNS da Lei dos Compromissos, que tem vindo a impedir investimentos vários e até aquisição de medicamentos;
  4. É necessário valorizar todos os intervenientes na saúde, segurança pública e proteção civil, nas suas carreiras e salários. Não basta bater palmas à janela, são precisos atos concretos que motivem os profissionais;
  5. O governo anunciou a criação de 18 brigadas de emergência para reforçar o apoio aos lares de idosos mais afetados pela pandemia. São equipas com médicos, enfermeiros e auxiliares, recrutados pela Cruz Vermelha, como aconteceu com a Fonte Serrã.

Assim, a Assembleia Municipal de Santarém, reunida a 28 de setembro de 2020, face ao que também se tem passado também no nosso concelho, transmitimos ao governo o seguinte:

  1. É necessário ativar espaços alternativos para acolher pessoas que estejam em lares sem condições ou lares clandestinos.
  2. É necessário equacionar a domiciliação de idosos – com apoio domiciliário - o que implica um plano estatal de contratação de equipas de apoio domiciliário e uma nova valência pública.