BE questionou governo e autarquia sobre abate de árvores

O Bloco manifestou a sua profunda preocupação com o abate de árvores realizado junto à EN114.

O Bloco de Esquerda, através da concelhia de Santarém e do Grupo Parlamentar, questionou a autarquia escalabitana e o governo sobre o abate de centenas de árvores na região. Nas interpelações, o Bloco manifestou a sua profunda preocupação com o abate de árvores realizado junto à EN114, bem como futuras intervenções previstas, desta feita no município de Santarém.

Às entidades sob tutela do governo, ainda que demissionário, nomeadamente a Infraestruturas de Portugal e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Bloco exige que se tornem conhecidas as fundamentações técnicas que levaram ao abate de centenas de espécies arbóreas, como sobreiros, carvalhos, cedros, choupos, ciprestes, freixos e cedros.

Tendo em conta a emergência climática em que vivemos, a preservação e a conservação da natureza e da biodiversidade não podem ser verbos de encher. Afinal, falamos de espécies com valor inestimável no que toca à salvaguarda do meio ambiente, ao valor paisagístico e à memória coletiva.

No que concerne à autarquia de Santarém, gerida por PSD/PS, pretendemos saber se emitiu algum tipo parecer que suporte futuros abates de árvores no concelho, mas questionámos igualmente a demora e o estado de situação do Regulamento de Gestão de Arvoredo e da inventariação do arvoredo municipal. Estes dois instrumentos são fundamentais para que a Câmara Municipal de Santarém cumpra a Lei, apesar do prazo legal para a sua elaboração já se ter esgotado.