BE apresentou propostas para a requalificação do CEIC

Concelhia escalabitana defendeu que "importa gastar bem o dinheiro público, até porque novas, urgentes e prioritárias solicitações se colocam, urgentemente, ao poder local"

No âmbito do debate público sobre a requalificação do Campo Emílio Infante da Câmara (CEIC), a concelhia do Bloco de Esquerda de Santarém apresentou as seguintes propostas ao executivo municipal:

- A praça de touros, enquanto edifício de grande volumetria e integrante do histórico da cidade, deverá ser requalificado, adaptado e modernizado, não só na imagem mas também na sua utilização, com objetivo de dotar Santarém de um espaço cultural com fins e valências múltiplos. Poderá ser complementado com outros espaços, como comerciais e de lazer.

Tendo em conta que esta obra requer uma significativa mobilização de dinheiros públicos, o Bloco considera que as entidades responsáveis pelo espaço devem apresentar um projeto conjunto que defenda o interesse das populações e do município.

- A construção de um terminal rodoviário no CEIC, temporário ou definitivo, é injustificável. Trata-se de uma infraestrutura volumosa, com regras de segurança específicas e características que se traduzem num investimento público considerável e num largo intervalo temporal de execução. Propomos que o executivo municipal PSD/PS encontre um destino mais adequado e que conceba um plano de mobilidade para o município mais eficiente. A instalação do terminal rodoviário no CEIC vai agravar o tráfego no centro da cidade e subtrair-lhe espaços verdes, culturais, recreativos, ou outros, e não beneficiará qualidade de vida das populações. Dada a envergadura e o custo desta construção, exigimos um planeamento definitivo e que responda às necessidades das pessoas e do meio-ambiente.

- O "novo CEIC" deve resultar de um projeto que tenha em conta a racionalidade e a sustentabilidade, aproveitando o já edificado. Em simultâneo, defendemos que a requalificação priorize a disponibilização de equipamentos modernos, que abram uma nova vivência da cidade. Propomos, por isso, que o projete contemple a construção de uma biblioteca, que garanta o usufruto para a população, com múltiplas valências e que inclua um espaço expositivo, de modo a fomentar a cultura e diferentes expressões artísticas.

- O futuro do CEIC deve garantir espaços arborizados e verdes, dotados de equipamentos de lazer e desportivos. Outro aspeto a ter em consideração, é que a obra crie condições para atender às necessidades e finalidades das coletividades da cidade.

De salientar que cabe aos órgãos municipais a gestão da cidade tendo como referencial as necessidades atuais e futuras das populações e de quem a utiliza, ao mesmo tempo que potencia o espaço público como instrumento de atração de visitantes. Nesta confluência de interesses, e na resposta às suas exigências, importa gastar bem o dinheiro público, até porque novas, urgentes e prioritárias solicitações se colocam, urgentemente, ao poder local. Nesta justa medida, enviámos estes nossos contributos, num espírito aberto e de participação cívica que o executivo camarário, por fim, abriu à discussão pública.

Esperamos, conforme a resolução da Assembleia Municipal, que a evolução do processo para definição mais concreta do projeto mantenha a mesma abertura para a participação pública.