Bloco votou contra Orçamento Municipal para 2024

Falta de respostas do executivo PSD/PS na habitação. Proteção Civil e na dignidade laboral foram alguns dos motivos que levaram ao chumbo do Orçamento Municipal para 2024

Ontem, em reunião da Assembleia Municipal de Santarém, o Bloco votou contra a proposta de Orçamento Municipal para 2024 do executivo PSD/PS.
Para o BE, o documento espelha a falta de iniciativa da Câmara Municipal de Santarém para mitigar a crise da habitação. PSD e PS em Santarém venderam dezenas de fogos para a especulação imobiliária e geraram negócio para a banca, num determinismo ideológico amigo da especulação e inimigo da população. Nada indica que vão reverter esse caminho em 2024, apesar do agudizar da situação socio-económica.

A autarquia governada por PSD e PS continua a não resolver o problema da proteção civil ao deixar o quadro de pessoal por preencher, deixando cair no esquecimento, de forma propositada, o concurso para Sapadores Bombeiros aberto há mais de dois anos.
A coligação do "centrão" vai manter o recurso a trabalhadores de programas ocupacionais, em particular nas escolas. Assim, opta pelo trabalho sem direitos para lugares necessários e despreza o papel destes profissionais.

O executivo PSD/PS também não apresenta um Orçamento Municipal capaz de responder às alterações climáticas, nem aos problemas que estas acarretam, como a escassez hídrica.
A mobilidade, seja no concelho, seja na cidade, é outra área em que as respostas deixam muito a desejar. As populações exigem também que as zonas de perigo viário na cidade sejam alvo de intervenções que as tornem mais seguras, mas o documento não dá essas respostas.
Em 2024, o Orçamento Participativo vai continuar a ser uma miragem, tal como o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia Agro–Alimentar, prometido mas nunca concretizado.
Estas são algumas das razões que levaram o Bloco a não viabilizar a proposta do Orçamento Municipal para 2024 da Câmara Municipal de Santarém.