Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 32 minutos 55 segundos atrás

Primeira greve de todo o grupo Águas de Portugal

1 hora 32 minutos atrás
Segundo o STAL, a greve que começa às zero horas desta terça-feira pode provocar problemas de abastecimento. Trabalhadores lutam contra precariedade e por aumentos de salários.

Universidade do Algarve: Docentes e investigadores exigem cumprimento da lei

1 hora 32 minutos atrás
Docentes e investigadores concentraram-se frente à reitoria, denunciaram a precariedade e exigiram cumprimento da lei do orçamento e do emprego científico.

"Marco histórico" ou celebração da pobreza?

2 horas 36 minutos atrás
Será que o Presidente do Governo Regional dos Açores preferiu não ficar associado a uma cerimónia que endeusa a quantia de 150 euros, como salário mensal garantido?

Mas quantos acordos já assinaram o PS e PSD? (E mais uma coisa sobre os apoios às artes)

2 horas 36 minutos atrás
Alguém anda a contabilizar quantos acordos o PS e PSD assinam por semana? É que entre os fundos europeus, a descentralização e o Jorge Coelho voltar para a monta-engil, há muita troca de cadeiras a fazer no centrão. Mas vinha aqui falar novamente da Cultura. Crónica de Tiago Ivo Cruz

Comissão Justiça e Paz defende “desinvestimento em combustíveis fósseis”

2 horas 36 minutos atrás
A Comissão Nacional Justiça e Paz associou-se ao Movimento Católico Global pelo Clima, no Dia Mundial da Terra – 22 de abril, e publicou o documento “Desinvestimento em combustíveis fósseis”.

PS foi pressionado a não ir a encontro solidário com Lula, diz Boaventura Sousa Santos

4 horas 37 minutos atrás
Em entrevista, o diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra fala sobre a pressão exercida pelo governo do Brasil e EUA para impedir a participação do PS em iniciativas de apoio a Lula da Silva.

Elétrico 24 de novo nas ruas de Lisboa

7 horas 40 minutos atrás
A partir desta terça-feira, o elétrico 24 passa a ligar Campolide à Praça Luís de Camões “para já”, passando por Amoreiras, Rato e Príncipe Real.

CGD em França entra no sexto dia de greve

10 horas 42 minutos atrás
Após a decisão da administração de reunir com os sindicatos minoritários, os trabalhadores da Sucursal de França da Caixa Geral de Depósitos, entram no sexto dia de greve.

Nicarágua: Presidente recua perante onda de protestos

19 horas 50 minutos atrás
Desde quarta-feira, a Nicarágua vive uma onda de protestos contra o aumento dos descontos para a segurança social e os cortes de 5% nas pensões de reforma. Cinco dias e 30 mortos depois o presidente Daniel Ortega revoga as medidas que tinha aprovado.

Lisboa – 1; Porto – 0

Dom, 22/04/2018 - 23:01
Foi preciso esperar 17 anos, mas agora é a sério. Portugal vai ter finalmente aquilo que o afamado “modelo português”, elogiado por todo o mundo, já previa desde o início: salas de consumo assistido para utilizadores de drogas.

“Folga orçamental tem de ser investida nos serviços públicos e na melhoria das condições de vida”

Dom, 22/04/2018 - 21:00
Catarina Martins afirmou esperar que o projeto bloquista para que sejam devolvidas à sociedade as folgas orçamentais seja aprovado pelos vários partidos, esperando ter o voto do PS nesta matéria. Mesa nacional convocou Convenção para 10 e 11 de novembro.

Afeganistão: Dezenas de mortos em ataques a centros de recenseamento eleitoral

Dom, 22/04/2018 - 18:58
Daesh já reivindicou autoria do ataque em Cabul que, de acordo com o último balanço dos serviços de saúde afegãos, matou, pelo menos, 57 pessoas. Outro ataque na província de Baghlan causou mais seis mortes.

Banco Mundial quer baixar salário mínimo

Dom, 22/04/2018 - 17:57
Ainda que sublinhe que a ameaça das tecnologias para o emprego é "largamente exagerada", o Banco Mundial propõe combater o "avanço dos robôs" mediante a redução ou até mesmo o fim dos salários mínimos e a flexibilização das leis laborais, facilitando os despedimentos. 

Como as multinacionais controlam o que comemos

Dom, 22/04/2018 - 16:57
Investigação retrata a forma como um grupo cada vez mais reduzido de empresas está a monopolizar o sistema global alimentar, colocando em risco o ambiente, a saúde, os direitos dos consumidores e dos trabalhadores e os esforços para erradicar a fome mundial.

Estremadura espanhola homenageia jornalista Mário Neves

Dom, 22/04/2018 - 15:56
No dia 17 de Abril, a ARMHEX, uma associação da Estremadura espanhola para a recuperação da sua memória histórica, promoveu uma homenagem ao jornalista português Mário Neves, que, em 1936, fez a primeira reportagem sobre a "Matança de Badajoz". Por Vítor Ruivo.

O Maio de 68 e o movimento antiguerra: de Londres a Berlim

Dom, 22/04/2018 - 14:56
Este artigo é um extrato do livro de Tariq Ali (Street Fighting Years), onde este conta os acontecimentos decorridos em Berlim durante o Congresso sobre a guerra do Vietname, organizado pela SDS, Liga estudantil socialista alemã.

Galp paga em géneros parte variável dos salários

Dom, 22/04/2018 - 14:56
O deputado do Bloco Jorge Costa considera que o Plano de Benefícios Flexíveis que a administração da Galp está a implementar, que permite que a empresa pague menos impostos, "roça a evasão fiscal" e irá questionar o Governo sobre a sua legalidade.

Trabalhadores do grupo Águas de Portugal em greve a 24 de abril

Dom, 22/04/2018 - 13:55
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), os trabalhadores do grupo AdP lutam, entre outras matérias, por aumentos salariais, a regularização dos vínculos precários e horários de 35 horas semanais.

Pacto para a saúde

Dom, 22/04/2018 - 12:53
A Lei de Bases da Saúde data de 1990. É um dos legados de Cavaco Silva que ainda assombra o nosso presente e que faz parte do maior ataque ao sonho de António Arnaut para um Serviço Nacional de Saúde (SNS) geral, universal e gratuito.

Inquilinos da Fidelidade em luta pelo seu direito à habitação

Dom, 22/04/2018 - 10:50
No final de uma reunião com inquilinos da Fidelidade, o vereador do Bloco na Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, informou que os moradores, sob ameaça de despejo, vão apelar a autarquias e Parlamento, uma vez que "o seu direito à habitação está posto em causa”.

Páginas