Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 53 minutos 3 segundos atrás

O êxodo europeu de médicos e enfermeiros

53 minutos 3 segundos atrás
Numa análise do Politico.eu sobre os fluxos de migração dos profissionais de saúde entre 1997 e 2016 a nível europeu, revela-se um cenário onde a periferia fornece massivamente profissionais qualificados aos países de centro e norte da União Europeia.

Venezuela: PSUV vence eleições regionais, elegendo 17 de 23 governadores

3 horas 55 minutos atrás
Na Venezuela, o partido governamental venceu as eleições regionais do passado domingo, elegendo 17 dos 23 governadores. No estado de Bolívar, a contagem ainda não está fechada. Raúl Castro felicitou Nicolás Maduro.

Escolas perderam 100 mil alunos em 10 anos

3 horas 55 minutos atrás
Na última década, a taxa de escolarização aumentou, assim como a presença de computadores nas salas de aula, mas as escolas públicas perderam ainda milhares de professores e quase metade foram encerradas, segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Trabalhadores do Minipreço em greve no dia 19 outubro

4 horas 56 minutos atrás
Aumentos dos salários, horários “humanizados” e o fim do assédio moral estão entre as reivindicações que levam os trabalhadores e as trabalhadoras do Minipreço à greve.

Cem anos de jazz para ouvir em Guimarães

5 horas 56 minutos atrás
Este ano, o mundo celebra os 100 anos decorridos desde a gravação do primeiro registo discográfico de jazz e este é o mote para a programação do Guimarães Jazz 2017, que decorrerá de 8 a 18 Novembro.

Recibos verdes: 90% não vão ser afetados por mudanças no IRS, mas não chega dizer isso

6 horas 56 minutos atrás
As alterações não podem afetar quem tem rendimentos médios. Para além disso, é inaceitável que se mantenha a retenção na fonte de 25%, imposta pela troika. Por Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis, publicado em precarios.net.

Rendimento Básico Incondicional: receber dinheiro por existir é uma boa ideia?

7 horas 57 minutos atrás
Decidir o que comprar não é liberdade, liberdade é decidirmos em conjunto, em democracia, como decidimos gastar a riqueza que produzimos enquanto sociedade.

Esquerda Europeia prepara, em Lisboa, um Plano B para a Europa

9 horas 58 minutos atrás
No próximo fim-de-semana, partidos e movimentos de esquerda organizam uma cimeira europeia para discutir alternativas democráticas à atual União Europeia. Entre salvar os povos ou o euro e a UE, os organizadores não têm dúvidas: “escolheremos sempre preservar os direitos sociais e democráticos dos nossos povos”.

Enfermeiros especialistas terão subsídio transitório já em 2018

11 horas 5 segundos atrás
No acordo fixado entre a Tutela e os sindicatos, prevê-se ainda o início da revisão da carreira de enfermagem, a uniformização dos acordos coletivos e individuais de trabalho, as 35h para todos os profissionais (julho de 2018), e a reposição faseada do corte no valor das horas de qualidade.

Malta: jornalista que investigava Panama Papers assassinada

12 horas 24 segundos atrás
Daphne Caruana Galizia, jornalista que liderava a investigação dos Panama Papers em Malta, morreu esta segunda-feira, quando o carro em que circulava explodiu.

Ouçam, camaradas

13 horas 50 segundos atrás
Durante anos, os setores mais tonitruantes da direita e do Partido Socialista tentaram tutelar a projeção pública do Bloco e do PCP.

Incêndios levam milhares de galegos às ruas em protesto

22 horas 8 minutos atrás
Em Santiago de Compostela, Vigo, Ourense e noutras cidades, milhares de pessoas saíram à rua em protesto contra o Executivo da Junta da Galiza, após a morte de quatro pessoas nos incêndios que ainda lavram no território.

Na tua carruagem ou na minha?- debate para uma cidade segura

Seg, 16/10/2017 - 23:55
Joana Amaral Dias propôs a criação de espaços nos transportes públicos de Lisboa exclusivas para as mulheres. O tratamento e a crítica esboçada à proposta não ajuda a compreender o surgimento deste tipo de medidas, nem mesmo a tomar o debate como sério.

Catalunha: Prisão preventiva para líderes independentistas

Seg, 16/10/2017 - 23:55
Juíza da Audiência Nacional espanhola mandou prender, sem direito a fiança, o presidente da Assembleia Nacional Catalã e o presidente da Òmnium Cultural, acusados de sedição. Chefe da polícia catalã saiu em liberdade, mas com passaporte apreendido.

Incêndios florestais, uma fraude de carbono e uma Ofélia ameaça

Seg, 16/10/2017 - 22:55
As alterações climáticas estão a materializar-se e a exceder em muitos casos a prudência dos modelos científicos.

Bloco quer juntar no governo a prevenção e o combate ao fogo

Seg, 16/10/2017 - 19:54
Catarina Martins considerou esta tarde em conferência de imprensa ser necessário alterar “o próprio paradigma com que temos combatido os incêndios”, o que obriga a uma estrutura de governo que concentre gestão da floresta e combate aos incêndios. Ao contrário de outros países, Portugal tem “uma divisão estanque entre floresta e combate aos incêndios”, algo que “não tem sentido” que continue.

Despesa com subsídio de desemprego atinge mínimos de 2002

Seg, 16/10/2017 - 17:54
A despesa pública com o subsídio de desemprego atingiu mínimos ao nível de 2002, apesar de hoje haver o dobro dos desempregados. As introduções do governo PSD/CDS provocaram uma redução da taxa de cobertura de 60% para 25%, algo que ainda não foi revertido.

Rui Moreira manda a polícia expulsar ativistas da Travessa dos Campos

Seg, 16/10/2017 - 16:53
A Escola Básica José Gomes Ferreira, no Porto, abandonada desde 2013 por alegada falta de alunos, foi ocupada e transformada em espaço cultural e ativismo social em autogestão no passado dia 13 de outubro. 

Tropas do Iraque invadem Curdistão iraquiano

Seg, 16/10/2017 - 15:51
O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, ordenou às forças armadas uma “imposição de segurança” em Kirkuk, cidade controlada pelas forças curdas desde 2014. As ameaças de hostilidades começaram como reação ao referendo independentista de 26 de setembro. 

Mulheres a ganhar menos 21,8% que os homens não é um escândalo?

Seg, 16/10/2017 - 14:51
A partir da passada sexta-feira, 13 de outubro, as mulheres deviam poder entrar de férias até ao fim do ano.

Páginas