Filipa Filipe

 

Filipa Filipe tem 29 anos e é natural do concelho de Alpiarça.

Em 2007 vai estudar para Lisboa, entrando para o ISPA - Instituto de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para o Mestrado Integrado em Psicologia. 

No mês de Fevereiro em 2008 adere como militante ao Bloco de Esquerda. 

No decorrer de 2010 faz Formação Inicial e Avançada em Psicodrama através do Departamento de Formação Permanente do ISPA. Ingressa no grupo de teatro amador da faculdade dISPArteatro. 

O seu estágio curricular foi realizado na unidade W Mais, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.Termina o curso com média final de 15 valores.

No ano de 2013 aceita a oportunidade de fazer seu estágio profissional na Olhar - Associação Pela Prevenção e Apoio à Saúde Mental. Associação essa que pratica psicoterapia a preço social. É no final Novembro de 2014 que termina o estágio na Olhar e se torna Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Mantém actualmente colaboração com a Olhar.

Em 2015 faz formação em Teatro e Psicologia: Ferramentas em Comunicação pelo Departamento de Formação Permanente do ISPA e faz formação para obter o Certificado em Competências Pedagógicas (CCP) com o intuito de poder dar formação na Área. 

Ainda no decorrer de 2015, passa a dar consultas de psicologia clínica no Lugar de Cura em Rio Maior. Integra também enquanto psicóloga clínica um projecto de Iniciativas em Saúde Pública da ARSLVT com financiamento de fundos comunitários Europeus (EAA Grants) para a promoção da Dieta Mediterrânica nas escolas. Um dos principais objectivos pautou-se por combater as desigualdades nutricionais em 3 agrupamentos de escolas nos municípios de Alpiarça e Santarém. 

O projecto Eat Mediterranean teve a sua conclusão em Abril de 2017 com um seminário na sede do Agrupamento de Escolas Sá Bandeira. 

Actualmente, faz parte da Coordenadora Distrital e da Concelhia do Bloco de Santarém, candidatando-se nestas eleições autárquicas à presidência da Câmara Municipal de Santarém através de uma candidatura de cidadãos e cidadãs independentes com o apoio do Bloco de Esquerda.